Semana do Meio Ambiente

O Cine Sem Tela foi convidado para participar da 8° Semana do Meio Ambiente de Palmas e 19° Semana do Meio Ambiente do Tocantins neste mês de junho. Confira exibição de "Lixo Extraordinário" nesta quarta-feira,5.

Uma história de nostalgia das salas de cinema de Palmas

Assim que me mudei pra Palmas, há pouco mais de dez anos, tive uma preocupação especial: o cinema, em vários sentidos precário, que aqui tinha. “Ter” no passado do verbo porque, quem diria, ao longo de dez anos a situação piorou ao invés do contrário. Mesmo diante do cenário atual, os desafios das salas de cinema na cidade deverão continuar por ainda mais algum tempo.

Talvez hoje seja inimaginável para muitos palmenses limitados ao plano diretor que, lá por meados dos anos 90 até mais ou menos 2002, o extinto Cine Blue mantinha duas salas de exibição no bairro Aureny IV. Uma tia disse na época em que me mudei que a sala existia há algum tempo e que ela tinha visto nela Titanic, em 1997. Minha experiência nessa sala foi em 2001, num passeio de escola. Fui com expectativa porque aguardava muito por uma ida ao cinema pois, desde que tinha me mudado pra Palmas, meus pais perderam o hábito de me levar ao cinema. Apesar de não me lembrar do filme recordo perfeitamente da impressão sobre a sala, claro, abaixo das expectativas: acento de couro cheirando a barata e uma tela pequena como a sala me causaram espanto pois estava acostumado às super salas da rede Cinemark.

Pouco depois passei a frequentar sozinho o também extinto Cine Blue do Palmas Shopping. Me deparo com outro problema característico do cinema em Palmas: o atraso dos lançamentos. Eu, que na época era muito menos exigente com filmes, fazia coro com tantas pessoas que reclamavam que um filme era lançado no Cine Blue ao mesmo tempo em que o DVD era lançado nas locadoras. Uma quase verdade.

Acredito que essas coisas aconteciam e ainda acontecem porque o público palmense é ainda pequeno ou pelo menos não o suficiente para fazer lucrar uma grande rede de cinemas. O Cine Blue, com a falência do Centro de Diversão e Lazer Karavella, saiu definitivamente da cidade. A sala Cinhozinho do Espaço Cultural está fadada, desde seu início, a suprir essa falta de uma sala de exibição comercial na cidade, o que vai contra a proposta de sala de cultura como realmente deveria ser. Exibe filmes comerciais, adivinha, com o velho atraso nos lançamentos.

Está no ar uma promessa do Capim Dourado Shopping de abrir uma filial do Cinemark. Isso que dizer que uma nova fase das salas de cinema em Palmas vai começar. Mesmo assim me sinto também um pioneiro em relação ao cinema já que dificilmente esquecerei, como muitos outros, das velhas salas do Cine Blue onde tive a oportunidade de ver muitos filmes até me acostumar com os problemas de atrasos de lançamentos ou mesmo filmes prometidos mas nunca lançados (Blueberry Nights foi o que mais marcou nesse sentido). Foi tão válido porque de certa forma me obrigou a sentir com mais intensidade o puro prazer de ir ao cinema: algo de mágico para muito além do filme.

2 comentários:

  1. Recentemente pessoas disseram que a rede Cinemark desistiu de Palmas (grande surpresa!). Por outro lado, uma outra rede vai começar a funcionar no Palmas Shopping com 3D e tudo. Uma nova fase começa pra valer mas não espero nada além do básico (comercial), sendo assim, vamos frequentar o Cineclube Sem Tela como uma alternativa. As duas coisas são importantes pra quem ama cinema.

    ResponderExcluir
  2. nunca mais palmas terá uma sala como o cine blue, com aquele clima de varanda de casa, com gente entrando (e saindo) o tempo todo, criança brincando de correr entre as cadeiras no meio do filme, sete ligações pra celular URGENTÍSSIMAS a cada minuto e conversa sem constrangimento, como se estivesse numa feira barulhenta. nunca mais se assistirá almodovar com som de boliche invadindo a sala. ótimo! mas não deixa de ser nostálgico.

    ResponderExcluir