Semana do Meio Ambiente

O Cine Sem Tela foi convidado para participar da 8° Semana do Meio Ambiente de Palmas e 19° Semana do Meio Ambiente do Tocantins neste mês de junho. Confira exibição de "Lixo Extraordinário" nesta quarta-feira,5.

Cine Sem Tela comemora o Dia Internacional da Animação com o ilustre "Persépolis" e com a primeira animação 3D produzida com software livre do Estado “ Garoto Coisa - A digestão”










 
Lorena Dias
Do Cine Sem Tela

No Tocantins a programação em homenagem ao Dia Internacional da Animação comemorado neste domingo,28, contará com o maior evento de animação do Brasil que será sediado no Sesc-To,e com a programação do CINECLUBE SEM TELA em parceria com o GEDJA - Educação e Arte Digital, que exibe hoje às 19h30 o longa-metragem de animação "Persépolis", de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi e primeira animação 3D produzida com software livre do Estado o “ Garoto Coisa – A digestão”.
 

O longa-metragem narra a história da vida de Marjane Satrapi, uma mulher iraniana. A diversidade religiosa e cultural e o papel da mulher na sociedade contemporânea serão o tema do debate histórico, que contará com professores de história e grupos feministas da região.

Para o debate, confirmada a presença do professor de história do curso de pedagogia da UFT, Paulo Fernando, do professor angolano da Universidade Federal do Tocantins, Francisco Patrício Esteves, e aguardamos a presença das integrantes da Casa 8 de Março.


Segundo o site Omelete que considerou o filme baseado em uma história em quadrilhos excelente:
"Persépolis transborda carisma e um bom-humor contagiante, ainda que um tanto agridoce. A obra é cativante - mas, obviamente, não é para todos. O governo iraniano, claro, acusou o filme de "fazer um retrato irreal das conquistas e resultados da gloriosa Revolução Islâmica". Com tantos acontecimentos cinematográficos, daria até pra acreditar neles e desconfiar de exageros da autora... mas isso apenas se o sentimento que Marjane deixa aos seus leitores não fosse de puro amor pelo país, família e amigos - e simplesmente não dá pra discutir com isso."

 
Também gostaríamos de convidar os nossos companheiros cinéfilos para o maior evento de animação do Brasil, que recebe este status, porque os filmes serão exibidos simultaneamente em 200 cidades brasileiras e também em 30 países como: Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul.

No Tocantins, a mostra simultânea é gratuita e será realizada no Cinema do Sesc em Palmas e Gurupi, às 16 horas, com Mostra Infantil; às 19h30 com a Mostra Nacional (classificação 14 anos) e Mostra Internacional (classificação 16 anos). A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Dentro da programação tocantinense, o público vai conferir a exibição da primeira animação 3D produzida com software livre do Estado o “ Garoto Coisa - A digestão” produzida pelo grupo Gedja.

Para o fundador do Gedja, grupo que desenvolve um projeto de educação e arte digital, e animador 3D, Erick Henrique, é muito importante o Tocantins participar desta iniciativa internacional.

Erick Henrique também é colaborador do Cineclube Sem Tela, uma organização que tem por natureza uma preocupação com a exibição e com o público do audiovisual. Neste sentido, o animador está curioso para saber qual será a reação do público ao assistir o curta.

“Estou animado, pois vamos conferir o panorama internacional das produções recentes de animação e estou com expectativa muito grande em saber qual será a reação das pessoas que vão assistir a primeira exibição de animação 3D do Estado”, diz.
  

Confira o trailer do longa-metragem "Persepólis": http://www.youtube.com/watch?v=1yXyXvHbREk&feature=player_embedded

SINOPSE
PERSEPÓLIS
Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Prêmios

Festival de Cannes 2007
Venceu: Prêmio do júri
Indicado: Palma de Ouro
Oscar 2008:
Indicado: Melhor filme de animação
Festival de São Paulo 2007
Venceu: Prêmio da audiência - melhor filme estrangeiro
César
Venceu: Melhor filme de estreia (Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi)
Venceu: Melhor roteiro adaptado (Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi)
Indicado: Melhor edição (Stéphane Roche)
Indicado: Melhor filme
Indicado: Melhor música original (Olivier Bernet)
Indicado: Melhor som (Samy Bardet, Eric Chevallier e Thierry Lebon)
European Film Awards 2007
Indicado: Melhor filme
Golden Globe Awards 2008:
Indicado: Melhor filme em língua estrangeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário